Fast Food da Política – Educação Política a partir de jogos é vencedora de Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Em novembro, a Fast Food da Política foi a vencedora do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017, na categoria Educação. Sendo selecionada (entre 735 inscritos)  como finalista junto com a Escola de Notícias e a Escola Nacional Florestan Fernandes.

A premiação ocorreu em Brasília-DF, fazendo parte da programação do Fórum Internacional de Tecnologia Social que antecedeu o grande evento. Discutimos os desafios e as potencialidades das tecnologias sociais brasileiras e a Política Nacional de Tecnologia Social que está em fase de tramitação.


Durante esses dias jogamos com criadores de outras tecnologias sociais, pesquisadores, integrantes do poder público, entre outros e foi muito gratificante ver a  surpresa, alegria e aprendizado que o jogo proporciona, além da fome por seguir discutindo esse tema tão necessário.

 

O que é o prêmio e qual a importância dele para o momento da nossa organização?

Com 735 inscritos neste ano a 9ª Edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil em Tecnologia Social é um das principais ferramentas de identificação e reconhecimento de tecnologias sociais, segundo os próprios organizadores. Das 735 iniciativas de todo o Brasi, foram certificadas 173 como tecnologias sociais que passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da FBB, 21 finalistas e 7 premiados com troféu, vídeo de divulgação – explicando a tecnologia social e R$ 50 mil.

Toda a experiência do evento, as conexões que pudemos ter, o material audiovisual de qualidade, o reconhecimento por parte dos parceiros e participantes, além do apoio financeiro serão fundamentais para a continuidade da nossa missão em tornar visíveis e acessíveis as regras do funcionamento da política e do Estado brasileiro, auxiliando na apropriação e interferência da sociedade civil nos rumos do nosso país. Um país que queremos democrático, plural, onde as expressões individuais, partidárias, ideológicas possam ser colocadas na mesa, na praça, na sala de aula de maneira idônea, sem repressão, mas com consciência e respeito às diferenças.

 

Transparência, código livre e cultura maker

Como disse nossa fundadora no Fórum, Júlia Carvalho, toda a tecnologia é política, o que precisamos saber se ela é democrática ou se acumula poder. A nossa se pretende democrática, por isso nosso código é aberto, por isso estimulamos a multiplicação de iniciativas como a nossa, por isso queremos construir uma rede que possa utilizar, melhorar e divulgar as nossas tecnologias em todas as regiões possíveis deste país.

Queremos também poder jogar em todos os lugares, queremos caminhar em um momento de lazer, por uma praça qualquer, em um rincão da nossa nação, e ver adolescentes se divertindo ao falar de política, ao jogar um “Cargos e cargas” ou que em um momento de desigualdade e/ou injustiça tenham mais capacidade argumentativa e conhecimento para a defesa de seus ideais e ideias, de maneira transparente, sem medo de sofrer uma violência por ser quem se é ou acreditar no que se acredita. Queremos uma sociedade capaz de lidar com as diferenças onde não haja espaço apenas para a intolerância.

Desta forma, é com esse prêmio, com esse retorno que recebemos, com esse apoio de todas as pessoas, organizações e iniciativas que nos acompanharam nestes mais de 2 anos de existência, que estamos mais fortes e um pouco mais próximos de alcançar nosso sonho. Sonhemos juntos, joguemos juntos porque, assim, construiremos um país democrático juntos.

Vida longa à Fast Food da Política! Vida longa a uma democracia cada vez mais participativa!

 

Confira o vídeo da Fast Food da Política: Vencedora do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017 na categoria Educação

3 Comments

  • Cárlisson Galdino Posted dezembro 5, 2017 11:49 pm

    Parabéns! É muito bom ver que o projeto não apenas não parou, como está crescendo, ocupando espaços e sendo reconhecido. Que o Fast Food da Política cresça cada vez mais! Abraço e sucesso!

  • Lohana Posted julho 31, 2018 3:54 am

    Ei lá só queria avisar uma rápida. A text em seu conteúdo parecem estar
    fora da tela em Ie. Não sei se isso é um formato questão ou alguma coisa a ver com navegador
    compatibilidade mas eu pensei tive post para que você saiba.

    O projeto mas parece ótimo! Espero que você consiga o problema fixo em breve.
    Kudos

  • Abril Posted agosto 17, 2018 5:54 pm

    Eu sou espantado, devo dizer. Raramente eu fazer deparar
    um blog é ambos educativa e envolvente, e deixe-me dizer, tem bateu o prego na cabeça.
    O problema é algo que muito poucos são pessoas falando inteligentemente sobre.
    Eu sou muito feliz que eu encontrado isto em meu procurar algo
    respeito deste.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *